Todos os Rituais Maçónicos são riquíssimos em simbologia e expressões emblemáticas que são transmitidas aos Maçons que progridem pelos vários graus da Maçonaria. Deixamos aqui uma pequena amostra da simbologia de alguns símbolos. Uma interpretação mais profunda só pode ser alcançada pelos que forem iniciados nos mistérios da Maçonaria.
Acácia
Ou “mimosa”, representa a inocência e a pureza, a segurança e a certeza. Foi um ramo de acácia que os companheiros de Hiram encontraram no seu túmulo improvisado. A Acácia é inicialmente um símbolo da verdadeira Iniciação para uma nova vida, a ressurreição para uma vida futura.
Avental
Símbolo do trabalho Maçónico. Os aprendizes e companheiros usam avental branco sem qualquer ornamento. Existem obediências em que os companheiros usam avental branco, bordoado com a cor do rito. Os mestres usam avental branco, bordoado com a cor do rito (azul ou vermelho), com letras/símbolos da mesma cor da banda.
Cinzel
Símbolo da força e da tenacidade, do discernimento, dos conhecimento a adquiridos e das decisões tomadas. É inseparável do malhete.
Colunas
Símbolo dos limites do mundo, da vida e da morte, do elemento masculino e do elemento feminino, do activo e do passivo. Existem várias colunas em loja, que podem variar dependendo do Rito.
Compasso
Representa a justiça e a exactidão, símbolo do espírito, do pensamento, do relativo (círculo) dependente do ponto inicial (absoluto). Os círculos traçados com o compasso representam as lojas.
Corda de nós
Corda de nós e borla nas extremidades, em volta da parte superior do templo. Simboliza a união fraterna entre os maçons. Dependente do rito praticado pode variar o numero de nós na corda.
Delta
Triângulo equilátero luminoso, frequentemente electrificado, símbolo da força expandindo-se. Presente em vários ritos.
Espada
Símbolo do Verbo, do pensamento activo transmitido pelo iniciado. Dependendo do Rito, os Maçons que usam espada em loja pode variar.
Esquadro
Resultado da união da linha vertical com a linha horizontal, é o símbolo da rectidão e também da acção do Homem sobre a matéria e sobre si mesmo. Simboliza a moralidade.
Estrela de 5 pontas
Também chamada de “pentagrama”, é o canon do numero de ouro, ou seja, é o simbolo do Homem Perfeito, da Humanidade pleno entre Pai e Filho, o Homem nos seus cinco aspectos: fisico, emocional, mental, intuitivo e espiritual, o Homem de braços abertos mas sem virilidade porque dominou as suas paixões e emoções. As estrelas representam as lágrimas da veleza da criação. Tem no centro a letra G.
Fio de prumo
Símbolo da profundidade do conhecimento e da sua rectidão. Significa ainda a elevação do progresso inicial.
Lua
Como reflexo do Sol, simboliza a vida e a saúde. Símbolo do feminino, da instabilidade, da mudança, da imaginação e da sensibilidade.
Malhete
Pequeno martelo, emblema da vontade activa, do trabalho e da força material. Instrumento de direcção, poder e autoridade.
Nível
Símbolo da igualdade social básica e da serenidade imparcial do juizo. Representa também a justiça para com os semelhantes.
Pavimento mosaico
Também chamado de “quadrado longo”, chão de xadrez preto e branco, com que devem ser revestidos os templos. Símbolo da diversidade, da oposição dos contrários, do bem e do mal, do espírito e do corpo, da luz e das trevas.
Pedra bruta
Símbolo das imperfeições do espirito que o maçon deve procurar corrigir, da liberdade total do aprendiz e do maçon em geral.
Pedra cúbica
Símbolo da obra prima que o aprendiz deve realizar.
Régua
Símbolo da rectidão, do método, da lei, do aperfeiçoamento em toda a construção. Símbolo característico do rito de Memphis Misraïm.
Romã
Símbolo da unidade entre os maçons, separados na sua individualidade e personalidade mas unidos por um ideal comum.
Sol
Símbolo da vida, do masculino, da saúde, do equilíbrio, da força.
Templo
Representa o coração humano. Símbolo da construção maçónica por excelência, da paz profunda para que caminham todos os maçons.
Três pontos
Símbolo com várias interpretações, luz, trevas e tempo, nascimento, vida e morte, sabedoria, força e beleza, liberdade, igualdade e fraternidade.
Triângulo
O triângulo com o olho no meio simboliza o Sol, a expressão visível de Deus, de que emana a luz e a vida.