ptenfrdeitrues

Simbologia Maçonaria

Simbologia Maçonica - Memphis Misraïm

Todos os Rituais Maçónicos são riquíssimos em simbologia e expressões emblemáticas que são transmitidas aos Maçons que progridem pelos vários graus da Maçonaria.


Deixamos aqui uma pequena amostra da simbologia de alguns símbolos. Uma interpretação mais profunda só pode ser alcançada pelos que forem iniciados nos mistérios da Maçonaria.

 

Acácia - Ou “mimosa”, representa a inocência e a pureza, a segurança e a certeza. Foi um ramo de acácia que os companheiros de Hiram encontraram no seu túmulo improvisado. A Acácia é inicialmente um símbolo da verdadeira Iniciação para uma nova vida, a ressurreição para uma vida futura

Avental - Simbolo do trabalho Maçónico. Os aprendizes e companheiros usam avental branco sem qualquer ornamento. Existem obediências em que os companheiros usam avental branco, bordoado com a côr do rito. Os mestres usam avental branco, bordoado com a côr do rito (azul ou vermelho), com letras/simbolos da mesma côr da banda.

 

Cinzel - Símbolo da força e da tenacidade, do discernimento, dos conhecimento a adquiridos e das decisões tomadas. É inseparável do malhete.

 

Colunas - Símbolo dos limites do mundo, da vida e da morte, do elemento masculino e do elemento feminino, do activo e do passivo. Existem várias colunas em loja, que podem variar dependendo do Rito.

 

Compasso - Representa a justiça e a exactidão, símbolo do espírito, do pensamento, do relativo (círculo) dependente do ponto ínicial (absoluto). Os circulos traçados com o compasso representam as lojas.

 

 

Corda de nós - Corda de nós e borla nas extremidades, em volta da parte superior do templo. Simboliza a união fraterna entre os maçons. Dependente do rito praticado pode variar o numero de nós na corda.

 

 

Delta - Triângulo equilátero luminoso, frequentemente electrificado, símbolo da força expandindo-se. Presente em vários ritos.

 

 

Espada - Símbolo do Verbo, do pensamento activo transmitido pelo iniciado. Dependendo do Rito, os Maçons que usam espada em loja pode variar.

 

Esquadro - Resultado da união da linha vertical com a linha horizontal, é o simbolo da rectidão e também da acção do Homem sobre a matéria e sobre si mesmo. Simboliza a moralidade.

Estrela de 5 pontas - Também chamada de “pentagrama”, é o canon do numero de ouro, ou seja, é o simbolo do Homem Perfeito, da Humanidade pleno entre Pai e Filho, o Homem nos seus cinco aspectos: fisico, emocional, mental, intuitivo e espiritual, o Homem de braços abertos mas sem virilidade porque dominou as suas paixões e emoções. As estrelas representam as lágrimas da veleza da criação. Tem no centro a letra G.

 

Fio de prumo - Símbolo da profundidade do conhecimento e da sua rectidão. Significa ainda a elevação do progresso inicial.

 

Lua - Como reflexo do Sol, simboliza a vida e a saúde. Simbolo do feminino, da instabilidade, da mudança, da imaginação e da sensibilidade.

Malhete - Pequeno martelo, emblema da vontade activa, do trabalho e da força material. Instrumento de direcção, poder e autoridade.

Nível - Símbolo da igualdade social básica e da serenidade imparcial do juizo. Representa também a justiça para com os semelhantes.

 

Pavimento mosaico - Também chamado de “quadrado longo”, chão de xadrez preto e branco, com que devem ser revestidos os templos. Símbolo da diversidade, da oposição dos contrários, do bem e do mal, do espírito e do corpo, da luz e das trevas.

 

Pedra bruta - Símbolo das imperfeições do espirito que o maçon deve procurar corrigir, da liberdade total do aprendiz e do maçon em geral.

 

Pedra cúbica - Símbolo da obra prima que o aprendiz deve realizar.

 

Régua - Símbolo da rectidão, do método, da lei, do aperfeiçoamento em toda a construção. Simbolo caracteristico do rito de Memphis Misraïm.

 

Romã - Símbolo da unidade entre os maçons, separados na sua individualidade e personalidade mas unidos por um ideal comum.

 

Sol - Símbolo da vida, do masculino, da saúde, do equilibrio, da força.

 

Templo - Representa o coração humano. Símbolo da construção maçónica por excelência, da paz profunda para que caminham todos os maçons.

 

Três pontos - Símbolo com várias interpretações, luz, trevas e tempo, nascimento, vida e morte, sabedoria, força e beleza, liberdade, igualdade e fraternidade.

 

Triângulo - O triângulo com o olho no meio simboliza o Sol, a expressão visivel de Deus, de que emana a luz e a vida..

Grande Oriente de França

grande oriente franca

A Grande Loja Simbólica da Lusitania é uma Obediência Maçónica MISTA, que trabalha com as Cartas Patentes do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, a maior Obediência Maçónica francesa e a primeira da Corrente Maçónica Liberal e a Adogmática, em todo o mundo.

Saber Mais