ptenfrdeitrues

Artigos

O Grande Arquiteto

O Grande Arquiteto

Maçonaria Memphis Misraim.71.jpg

 “Creio na existência de mundos superiores ao nosso e de habitantes desses mundos, em existências de diversos graus de espiritualidade, subtilizando-se até se chegar ao Ente Supremo, que presumivelmente criou este mundo. Pode ser que haja outros Entes, igualmente  Supremos, que hajam criados outros universos, e que estes universos coexistam com o nosso, interpenetramente ou não.

Por estas razões e ainda outras, a Ordem externa do ocultismo, ou seja, a Maçonaria, evita a expressão “Deus”, dadas as implicações teológicas e populares, e prefere dizer “Grande Arquitecto do Universo”.

- Carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro – Janeiro de 1935

 Todo o Homem sente, em algum momento, que está mergulhado nas profundezas do céu e observa a amplitude da dimensão à sua volta. O Homem, que a cada dia da sua vida se deixa envolver pelas relações de afeto, pelo calor do sol, pelo frio e escuridão da noite, pelos focos de luz que emanam da lua, pela dor das perdas, sabe e acredita que pertence a um sitio, a uma dimensão, a um momento preciso na infinitude do tempo e pensa no Universo.

Para uns Homens, esse Universo misterioso e voluntariamente inalcançável pode ser um abismo, onde os pensamentos se perdem, onde a matéria morre e acaba, onde os movimentos morrem desprovidos de força e vida.

Para outros Homens, esse Universo misterioso e voluntariamente alcançável confere-lhes força, esperança e a certeza absoluta de ser através desse mesmo Universo que se elevarão acima de si mesmos, na direção de algo superior, na direção de um principio criador, um ser em quem se identifiquem o bem, o mal, a verdade e a sabedoria.

Maçons são homens e mulheres de livres pensamentos, que caminham fraternalmente lado a lado, sabendo que o seu “Deus” é o amor infinito, a inteligência suprema, a causa primária de todas as coisas, que não tem começo nem fim, que é uma força não mensurável, apenas sentida e contemplada através de suas manifestações.

Esta força é o nosso Grande Arquiteto de Todos os Mundos, principio criador do Universo, do homem e da vida em todas as suas formas.

 

 

Grande Oriente de França

grande oriente franca

A Grande Loja Simbólica da Lusitania é uma Obediência Maçónica MISTA, que trabalha com as Cartas Patentes do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, a maior Obediência Maçónica francesa e a primeira da Corrente Maçónica Liberal e a Adogmática, em todo o mundo.

Saber Mais