ptenfrdeitrues

Artigos

A Maçonaria como escola iniciática – Ordem Universal, filosófica, progressiva e iniciática

 

Maçonaria, Maçonaria Mista, Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim, Memphis Misraim, Grande Loja Simbólica da Lusitania.jpg

“Uma iniciação autêntica e plena de força e vigor deve acumular aspetos fundamentais, em termos de ritual. Ao candidato são dados a conhecer um ideário intemporal e universal de valores. Valores como a justiça, a tolerância, a fraternidade, a liberdade, a igualdade são a mensagem clara daquilo que sustenta a nossa ordem e norteia o maçon.

A iniciação maçónica é um ato voluntário, exercido em plena liberdade por quem deseja ser iniciado.

Por outro lado, é seletiva, pois requer que em relação ao candidato, a Irmandade procure sinais e evidencias sobre os aspetos intelectuais e morais do candidato.

A iniciação simbólica e ritualística é algo que se repercute ao longo da vida do maçon, conferindo uma característica de continuidade, levando ao desenvolvimento individual e social do Irmão Maçon.

Por ultimo, o compromisso individual e consciente que coloca o candidato na via da luz e do conhecimento progressivo.

O candidato profano morre para renascer maçom, sendo sempre, no entanto, o mesmo indivíduo, porém, transformado pela iniciação maçônica e iniciando um processo de educação no qual progride espiritual e moralmente em si, pelo seu próprio esforço, intelecto e faculdades inerentes.

A Maçonaria é uma Ordem, não militar, não religiosa, não profissional, mas sim e tão somente uma Ordem iniciática.

A mente do homem moderno vive atormentada e aprisionada em nome de dogmas surgidos com base em revoluções tecnológicas, informáticas que aludem a crenças em seitas religiosas e de cariz menos espiritual.

O fortalecimento do Homem à imagem do Universo deve ser trabalhado em cada um dos nossos dias enquanto maçons, sempre das trevas para a luz num processo continuo de auto-conhecimento e aprendizagem individual.”

Excerto de pr.´. “A Maçonaria como escola iniciática – Ordem Universal, filosófica, progressiva e iniciática”

P.´.d. O.´.

Grande Oriente de França

grande oriente franca

A Grande Loja Simbólica da Lusitania é uma Obediência Maçónica MISTA, que trabalha com as Cartas Patentes do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, a maior Obediência Maçónica francesa e a primeira da Corrente Maçónica Liberal e a Adogmática, em todo o mundo.

Saber Mais