ptenfrdeitrues

Artigos

Fraternidade – Transpondo os muros da Loja

Maçonaria, Templo, Grande Loja Simbólica da Lusitania, Memphis Misraim.jpg

"A liberdade é filha da fraternidade e da igualdade. Os homens que vivam como irmãos, com direitos iguais, animados do sentimento de benevolência recíproca, praticarão entre si a justiça, não procurarão causar danos uns aos outros e nada, por conseguinte, terão que temer uns dos outros. A liberdade nenhum perigo oferecerá, porque ninguém pensará em abusar dela em prejuízo de seus semelhantes..."

 Mas não nos esqueçamos que somos homens e mulheres livres, justos, de bons costumes mas…imperfeitos e pode ser tão mais fácil sermos fraternos com os nossos, aqueles a quem jurámos defender, aqueles por quem o nosso coração dispara em caso de necessidade de auxilio, aqueles que privam connosco momentos secretos e ritualísticos onde nos fortalecemos a cada dia que passa, aqueles, todos nós que somos e nos tratamos por irmãos, aqueles por quem os laços dos afetos vão sendo a cada momento mais e mais próximos, mais e mais íntimos, mais e mais cúmplices, mais e mais fortes e fraternos.

E é maravilhoso. E este é um sentimento que se vai transformando no nosso mundo interior, ganhando e ocupando todo o espaço da nossa existência.

Existe, porém, um perigo, um perigo eminente ao qual estamos sujeitos na nossa condição de humanos maçons. O perigo de não conseguirmos transpor este nosso mundo fantástico para fora dos muros da loja, correndo o risco de podermos, sem nos apercebermos, confinar o nosso continuo conhecimento e aperfeiçoamento, ao nosso próprio mundo, aos nossos irmãos e irmãs maçons.

Todos sabemos que não é esse o nosso desejo.

 A nossa missão, para além de nos aperfeiçoarmos a nós próprios, esculpindo-nos, moldando-nos individualmente e fortalecendo-nos em grupo, em cadeia, é também semearmos lá fora o nosso paraíso interior.

Sim, é difícil. Sim, pode ser difícil. Mas é possível e desejável.

O mundo e o “homem” precisam que assim seja, precisa de nós.

Excerto de P.´. “Fraternidade – Transpondo os muros da Loja

P.D’O.

Grande Oriente de França

grande oriente franca

A Grande Loja Simbólica da Lusitania é uma Obediência Maçónica MISTA, que trabalha com as Cartas Patentes do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, a maior Obediência Maçónica francesa e a primeira da Corrente Maçónica Liberal e a Adogmática, em todo o mundo.

Saber Mais