No dia 25 de setembro de 2016, na reunião da A:.M:.E:. - Aliança Maçónica Europeia - que teve lugar em Bruxelas, foi aprovada a candidatura da Grande Loja Simbólica da Lusitânia. Um momento marcante e de grande prestígio, pelo que, o reconhecimento da A:.M:.E:., demonstra a confiança depositada no trabalho, valores e princípios da Grande Loja Simbólica da Lusitânia, na maçonaria portuguesa. Além da Grande Loja Simbólica da Lusitânia, fazem parte como membros Fundadores, a Grande Loja Simbólica de Portugal e o Grande Oriente Lusitano.
A Aliança Maçónica Europeia é composta por obediências maçónicas presentes em 14 países europeus, contando com participação das Principais Obediências Europeias tais como o Grande Oriente de França, o Grande Oriente da Suíça, a Grande Loja de França, a Grande Loja de Itália, a Grande Loja Simbólica de Espanha, entre outras.
O objetivo da A:.M:.E:. é disseminar e promover os valores e princípios dos quais a Maçonaria é a herdeira vigilante, em particular da liberdade de consciência, dos ideais da democracia, fraternidade e dignidade humana. Devido à sua independência de todos os dogmas, várias obediências europeias decidiram promover e divulgar os seus valores e princípios, constituindo assim, uma associação destinada a representar a Maçonaria europeia no diálogo com as instituições europeias e os países da Europa em geral.