ptenfrdeitrues

Pranchas

Prancha - Nome simbólico, Gago Coutinho

À GLÓRIA DO GRANDE ARQUITECTO DO UNIVERSO

RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITE

R:. L:. José Damião Nº 22a Oriente de Lisboa

 

O meu nome é Gago Coutinho :.

 

Esta é a minha primeira prancha desde que fui reconhecido Maçom pelos MM:. QQ: .II:. da R:. L:. José Damião a Oriente de Lisboa em 13 de Outubro de 6007.

 

Após ter vivido esta experiência tão marcante que me vai acompanhar até ao Oriente Eterno, foi-me sugerido que pensasse num “nome simbólico”, com o intuito de proteger a minha identidade no mundo profano. De inicio pensei que não seria complicado escolher um nome que gostasse e que me identificasse com ele. Desde já o meu obrigado ao M:. Q:. I:. Luís David Damião que me enviou uma lista de maçons ilustres como auxilio e orientação para a  escolha do nome simbólico. Mas não sabe ele até este momento que foi ai que começaram as duvidas. Ao ler as dezenas de nomes que constavam na lista, cheguei ao fim e pensei: “Não me identifico com nenhum...”

 

Os dias que se seguiram foram de intensa “actividade intelectual”, tendo chegado a três nomes que me agradavam e com que me identificava. O impasse pela escolha definitiva durou umas semanas, talvez um mês inteiro.

 

Foi numa dia de sessão e com a preciosa ajuda dos M:. Q:. I:. Hospitaleiro Luís David Damião e V: .M:. Orpheu, que finalmente decidi o nome simbólico... Gago Coutinho.

 

Carlos Viegas Gago Coutinho, nascido em Belém em 1869 e passando ao Oriente Eterno em 1959, mais conhecido no mundo profano por Gago Coutinho foi Maçom do Grande Oriente Lusitano. Nada mais consegui descobrir  acerca do seu percurso pela Maçonaria. No mundo profano foi oficial da Armada, navegador e historiador. Ao serviço da Marinha Portuguesa, percorreu os quatro cantos do mundo, tendo atingido o posto de Almirante.

 

Paralelamente desenvolveu uma vasta obra de investigação, publicando vários trabalhos onde se destaca "O Roteiro da Viagem de Vasco da Gama" e a sua Versão dos Lusíadas. Em 1922 realizou juntamente com Sacadura Cabral, a primeiratravessia aérea entre a Europa e a América do Sul, terminando no Rio de Janeiro. Pela primeira vez na história da aviação foi utilizado um sextante de sua invenção, que tem o seu nome (System Admiral Gago Coutinho) e que o tornou admirado na aeronáutica mundial.

 

Em 1943, a bordo de um veleiro, refez a rota de Pedro Álvares Cabral na viagem que culminou com a descoberta do Brasil. Como reconhecimento da sua vida, foi nomeado director honorário da Academia Naval Portuguêsa, e distinguido como piloto aviador. Nos últimos anos de vida dedicou-se ao estudo dos Descobrimentos e das navegações Portuguesas.

 

Houve várias motivações que me levaram a adoptar este nome, as quais descrevo resumidamente nas próximas linhas;

 

- Por ser um amante da minha Pátria rapidamente percebi que o meu nome simbólico tinha de ser intimamente ligado a Portugal. Gago Coutinho foi cidadão Português.

 

- Os aviões e a aviação em geral sempre foram uma das minhas grandes paixões. Gago Coutinho foi um notável piloto aviador que desde sempre admirei, pela suas capacidades técnicas, ousadia, coragem e convicção. Cito o Tenente Gonçalo Neves do museu da Marinha: “Foi um apaixonado pela vida e pelo saber. Foi um homem à frente do seu tempo”.

 

- Como referido anteriormente foi Gago Coutinho que realizou a primeira travessia aérea do Atlântico, chegando ao Brasil. O Brasil é para mim um local muito especial, visto ser a Pátria da minha querida esposa e o País onde reside parte da minha família.

 

Acrescentando á minha antiga admiração pelo Almirante o facto de ter descoberto no decorrer desta pesquisa que foi Maçom,  fez-me escolher como nome simbólico Gago Coutinho.

 

Gago Coutinho A.'.M.'.

 

28 de Adar de 6007

 

Enviada por Gago Coutinho em Agosto de 2008

Grande Oriente de França

grande oriente franca

A Grande Loja Simbólica da Lusitania é uma Obediência Maçónica MISTA, que trabalha com as Cartas Patentes do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, a maior Obediência Maçónica francesa e a primeira da Corrente Maçónica Liberal e a Adogmática, em todo o mundo.

Saber Mais