A primeira nota de dólar foi criada em 1862 e passou por muitas mudanças de design em geral, cor, tamanho e apresentava um retrato do secretário do Tesouro, Salmon P. Chase. Só em 1969 é que foi impresso o atual dólar e é aquele que está envolto em mistério.
Existem muitos mitos, controvérsias e várias teorias sobre a presença de símbolos maçónicos na nota de um dólar americano.
Os principais símbolos são o Grande Selo dos Estados Unidos, a Pirâmide Inacabada e o Olho da Providência no centro do triângulo.
Uma das teorias mais populares é que a Pirâmide inacabada no verso da nota é um símbolo maçónico, que representa a busca pela perfeição e pelo conhecimento.
A Pirâmide tem treze degraus/níveis, representando os treze estados originais dos Estados Unidos e é coroada por um Olho da Providência. Para alguns, esse olho é uma forma de representar a omnisciência de Deus sobre a humanidade. Outros evocam a teoria da conspiração dizendo que representa o "Olho que tudo vê" dos Maçons e que o facto de estar na nota de um dólar seria a prova de que a maioria dos fundadores dos Estados Unidos pertenciam à Maçonaria. Entre eles, George Washington, o primeiro presidente do país, Maçom, tal como Franklin D. Roosevelt, que validou o desenho da nota de 1 dólar em 1935.
O número romano MDCCLXXVI, na base da Pirâmide, corresponde ao número 1776 e este representa o ano da independência dos Estados Unidos.
Tem também muitas expressões em latim, tais como: E Pluribus Unum (entre muitos, um); Annuit Coeptis (concorda com o que foi iniciado); Novus Ordo Secloum (uma nova ordem na história). Esta última frase é inspirada no quadro bucólico eclesiástico do autor latino, Virgílio.
O reverso da nota também apresenta uma águia careca com uma estrela de cinco pontas sobre a sua cabeça, símbolo nacional dos Estados Unidos; alguns argumentam ser representativo da simbologia maçónica, outro consideram que a presença desses símbolos é apenas uma coincidência.
Em agosto de 1935, houve um comunicado de imprensa oficial do Departamento do Tesouro, que comentava o formato da nova nota e onde dizia claramente : “O Olho simboliza uma divindade que tudo vê e tudo sabe…A pirâmide é o símbolo do poder e o facto de que não está completamente terminado significa que ainda há trabalho a ser feito” .
Em última análise, a inclusão desses símbolos na nota de 1 dólar permanece um mistério e objeto de muitas teorias e especulações.
R:. L:. Saqqara