Google translate

Maçonaria Mista Portuguesa envia 50 portáteis para a Ucrânia

Ajuda portuguesa para a Ucrânia com a oferta de 50 computadores portáteis para as crianças ucranianas que se encontram perto da zona de guerra na região de Kharkiv, sem a possibilidade de ir à escola nesta fase de grande dificuldade para a Ucrânia.

Esta ajuda portuguesa foi realizada através da Associação paramaçónica Romã Azul ligada à Grande Loja Simbólica da Lusitânia – Maçonaria Mista Portuguesa, com profundas ligações institucionais com o Grande Oriente de França que é a maior Obediência Maçónica do mundo da Maçonaria Liberal.

R∴L∴SAQQARA, Nº004, OR∴Porto

logo_saqqara_004_Porto.pngNo dia 8 de fevereiro de 2014 (e.'.v.'.) foi concretizado mais um sonho e um objetivo da Maçonaria em Portugal, mais concretamente da Grande Loja Simbólica da Lusitânia, do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm, ao

levar este Rito à cidade invicta, ou seja a Or.'. do Porto. Aí, nesse dia, foi consagrado o Resp.'.Tr.'.Saqqara, inicialmente Via Feminina e agora Via Mista.

O Resp. ́.Tr. ́.Saqqara percorreu um longo caminho sem nunca desistir e nunca se afastar do seu objetivo principal inicialmente traçado, ou seja, o desenvolvimento espiritual e intelectual dos seus Obreiros num espaço aberto ao diálogo e à tolerância, não esquecendo a sua divisa de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Trabalho, persistência e dedicação, bem como os valores que regem a G.'.L.'.S.'.L.'., fizeram parte da caminhada dos Obreiros Saqquerianos.

Assim, no dia 26 de março de 2023 (e. ́.v. ́.) o Resp. ́.Tr. ́. Saqqara teve o privilégio e a honra de, na presença da Mui Resp . ́. Grã-Mestre da Grande Loja Símbolica da Lusitânia, proceder ao Levantamento de Colunas da Resp. ́. Loja Saqqara, a Or. ́. do Porto.

Saqqara foi a necrópole mais importante de Memphis, a primeira capital do Antigo Egipto, localizada no deserto a cerca de 30 quilómetros a sul da moderna cidade do Cairo. O nome “Saqqara” deriva de Sokar, nome de um deus da mitologia egípcia considerado o protetor da necrópole e juntamente com os deuses Ptah e Nefertum formava a tríade de Memphis.

Esta zona arqueológica estende-se por cerca de 9 quilómetros quadrados. É um dos mais importantes locais arqueológicos do Egipto e abriga uma vasta gama de túmulos construídos e entre os quais se salienta a pirâmide de Unas e a de Mastaba de Mereruka, que são os maiores túmulos de mastabas jamais construído, ou seja, de estruturas retangulares de tumba empilhadas umas sobre as outras para formar uma pirâmide de degraus ou escalonada.

O local é mais conhecido pela pirâmide de Djoser, considerada a primeira pirâmide jamais construída e considerada uma obra prima que marcou uma grande mudança no desenvolvimento da arquitetura egípcia antiga.

Relativamente a artefactos podemos encontrar a Tábua de Saqqara, que é considerada um dos mais antigos exemplos conhecidos de escrita hieroglífica e é considerado um importante documento histórico.

Entre outros monumentos, também importantes, há a salientar o Serapeum, um complexo subterrâneo de túmulos para touros sagrados Apis.
As descobertas continuam a acontecer e em 2005, foi encontrada uma múmia em perfeito estado entre outras.
Uma das descobertas mais interessantes, e que se encontra no museu do Cairo, é um objeto em madeira, muito similar a um avião ou planador moderno. É tão semelhante, que consideram que os egípcios já possuíam a tecnologia do voo. Este artefacto foi achado numa tumba perto de Saqqara no final do Séc. XIX.
É conhecido como a “ave de Saqqara” e assemelha-se a um avião em miniatura aerodinâmica.


Para questões ou contactos: tri.saqqara.004@grandelojasimbolicalusitania.pt 

GARANTIMOS TOTAL SIGILO E CONFIDENCIALIDADE.