Google translate

GRANDE LOJA SIMBÓLICA DA LUSITÂNIA
GRANDE LOJA SIMBÓLICA DA LUSITÂNIA
G∴L∴S∴L∴
Maçonaria Mista Portuguesa

A GRANDE LOJA SIMBÓLICA DA LUSITÂNIA

 

O mês de maio de 2009 (e.v.), marca o nascimento da VIA MISTA do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm, com a criação da primeira Loja Mista deste rito em Portugal, a Loja Ísis, a Or∴ de Lisboa.

Ao longo dos anos e com uma forte adesão, o desenvolvimento da Via Mista do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm, agilizou o levantamento de colunas de outras Lojas Maçónicas em Lisboa, Faro, Porto e Covilhã, potenciando assim o nascimento da GRANDE LOJA SIMBÓLICA DA LUSITÂNIA, consagrada a 26 de junho de 2016 (e.v.) a Or∴ de Oeiras. Uma data de grande importância e um marco histórico na maçonaria portuguesa, ao ser criada a primeira GRANDE LOJA MISTA do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm, em Portugal. 

Ler

 

DESTAQUE

NOTÍCIAS G∴L∴S∴L∴

NOTÍCIAS FRANCO-MAÇONARIA

A GRANDE LOJA SIMBÓLICA DA LUSITÂNIA - Lojas em Portugal

 A GRANDE LOJA SIMBÓLICA DA LUSITÂNIA está representada de norte a sul de Portugal e a sua evolução tem sido sustentada pela qualidade e integridade dos seus membros, mantendo uma postura visionária e de união fraternal na Maçonaria Portuguesa. Orgulhamo-nos da seriedade, do grande rigor ritualístico e do profundo conteúdo Esotérico e Espiritual, com a qual praticamos os nossos ritos. A GRANDE LOJA SIMBÓLICA DA LUSITÂNIA pratica uma Maçonaria tradicional, espiritual e iniciática, sendo pioneira na introdução de novos Ritos Maçónicos na Maçonaria Mista Portuguesa, nomeadamente o Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim, o Rito de Inglês - Emulação e o Rito Escocês Antigo e Aceite, sempre com o apoio e a confiança do Grande Oriente de França (a maior Obediência Liberal do Mundo). 

A GRANDE LOJA SIMBÓLICA DA LUSITÂNIA NÃO RECRUTA INTENSAMENTE.

 

AME

AME – Alliance Maçonnique Européenne (Maior organização maçónica europeia)

 UMM – Unione Massonica del Mediteraneo

UMM – Unione Massonica del Mediteraneo

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL - Membros

A GRANDE LOJA SIMBÓLICA DA LUSITÂNIA é membro da AME – Alliance Maçonnique Européenne (Maior organização maçónica europeia) e da UMM – Unione Massonica del Mediteraneo, a par com as principais Obediências Maçónicas Mundiais.

O rito fundador da G.'.L.'.S.'.L.'., o Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraïm, está presente em vários países, incluindo França, Bélgica, Inglaterra, Suíça, Itália, Espanha, Portugal, Canadá e E.U.A., as Caraíbas, Brasil, Argentina e Chile, para além de vários países de África, do Oceano Índico e da Austrália. O Rito Escocês Antigo e Aceite é um dos mais praticados no mundo, sendo que a G.'.L.'.S.'.L.'. é a única Obediência Maçónica de Portugal a praticar o rito na via mista, com as cartas patentes do Grande Oriente de França. Praticamos igualmente o Rito de Emulação (York style), um rito tipicamente inglês e, até recentemente, estritamente masculino.

A força e a reputação dos nossos ritos faz-nos confiar cada vez mais nas suas características específicas e na qualidade dos seus trabalhos, em prejuízo da quantidade dos seus membros.

SAIBA MAIS...

VIA FEMININA do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraïm, em Portugal

VIA FEMININA do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraïm, em Portugal

LOJA DE INVESTIGAÇÃO - ABU SIMBEL nº 001 - Lisboa

LOJA DE INVESTIGAÇÃO
- ABU SIMBEL nº 001 - Lisboa

LOJA DE INVESTIGAÇÃO - MILREU, Nº 002 - Faro

LOJA DE INVESTIGAÇÃO
- MILREU, Nº 002 - Faro

 

GRANDE ORDEM EGÍPCIA - ALTOS GRAUS DO RITO ANTIGO E PRIMITIVO DE MEMPHIS MISRAIM

Os Altos Graus do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim estão representados, em Portugal, pela Grande Ordem Egípcia.
A Jurisdição portuguesa do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim, possui as Cartas Patentes da Grande Ordem Egípcia, do Grande Oriente de França (maior Obediência Maçónica Liberal, a nível mundial).

 

GRANDE ORIENTE DE FRANÇA

A Grande Loja Simbólica da Lusitania é uma Obediência Maçónica MISTA, que trabalha com as Cartas Patentes do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, a maior Obediência Maçónica francesa e a primeira da Corrente Maçónica Liberal e Adogmática, em todo o mundo.

Livro RAPMM

O Livro "A MAÇONARIA EM PORTUGAL"

O Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim
2ª edição

Conheça a história e a especificidade do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim, em Portugal

« O mais importante de tudo é uma demanda incessante do Conhecimento, respeitando todas as Ordens iniciáticas credíveis por todo o mundo, onde existem homens e mulheres que dedicam parte das suas vidas de forma sincera à transmissão da gnose e na construção do seu próprio templo interior, para que seja possível construir um templo exterior mais Justo e Fraterno e que é, no fundo, toda a Humanidade... »

Ler


Encomende o seu livro através do nosso formulário de contacto ou
enviado um e-mail para: livraria@memphismisraim.pt

CONTACTOS

e-mail-form.png

geral@memphismisraim.pt

 

Se for membro de uma Obediência Maçónica que não a Grande Loja Simbólica da Lusitânia, por favor utilize os canais de comunicação institucionais, nomeadamente através da Grande Secretaria ou da Grande Chancelaria.

 

Garantimos total sigilo e confidencialidade.

 

 

 

Os Maçons oriundos de Memphis-Misraïm vivenciam a Maçonaria como uma Ordem que une espaço e tempo. Os seus membros são Irmãos de classes sociais diferentes, de origens diversas, de todas as religiões ou filosofias que trabalham conciliando os seus esforços na edificação do Grande Templo da Verdade, da Justiça e da Concórdia.

A Maçonaria é muito mais que uma instituição, ela é sobretudo uma metodologia que permite, pela tradição, aceder ao conhecimento, à Liberdade e à Verdadeira Luz.

É fundamental saber, compreender que a verdade não é Cristã, Islâmica, Budista ... ou Maçónica, ela é apenas Verdade.  

Julgamos que a visão, afeta algumas culturas ocidentais, impede o progresso e o desenvolvimento preferindo manter os seus ideais e defender valores da era Cristã, sem referenciar as origens mais remotas tais como as Egípcias, as Gregas, as do Médio Oriente, etc…

Acreditamos que a procura do conhecimento, da harmonia no simbolismo e na vida regrada, levam o Homem à pesquisa e ao aprofundamento das Antigas Tradições Iniciáticas.