ptenfrdeitrues

Artigos

Lisboa Maçónica

Iniciação aos símbolos maçónicos, pelas ruas de Lisboa

Lisboa Maçonaria.jpg 

Lisboa é uma cidade repleta de símbolos maçónicos. Logo após o terramoto de 1775 a reconstrução da Baixa da cidade, idealizada pelo maçom Sebastião José de Carvalho e Melo a quem foi atribuído o título de Marques de Pombal, é de inspiração maçónica. Todo o espaço foi reconstruído à luz da geometria sagrada, tendo por base o calcúlo do numero de ouro ou razão áurea – 1,61803398.... - o famoso Phi que também serviu de base às pirâmides de  Gizé no Egito.

Mas, isto é só um pormenor dentro do muito que há para ver. O topo do Arco da Rua Augusta mostra-nos o Terreiro do Paço e todo o seu simbolismo. A grande Flor de Liz por baixo do Arco deve também ser apreciada, as mesmas estão, nas portadas da Sede do BPI, que a par com a alcachofra, símbolo da purificação pelo fogo nos dão mais sinais.

Na Rua do Ouro a sede do Montepio mostra-nos um Pelicano, símbolo do amor incondicional, já que a ave alimentou as suas crias com a sua própria carne. Este é um símbolo dos altos graus da Maçonaria.

Na rua do Carmo o Armazém do Chiado, que em tempos foi propriedade do maçom Francisco de Almeida Grandella, está um pentagrama. Já no Chiado encontramos a igreja do Santíssimo Sacramento, a única na capital virada a Oriente, direção que simboliza o caminho da Luz. No Largo Rafael Bordalo Pinheiro, a Casa Ferreira das Tabuletas é repleta de símbolos.

Agora descanse na cervejaria da Trindade e observe os azulejos, a disposição e as imagens podem se considerar um Templo Maçónico. No Rossio está a estátua de D. Pedro IV com 33 metros de altura, os graus da atual Maçonaria.

Por perto na esquina da Rua do Amparo com a Rua Dom Antão de Almada, vemos o aperto de mão entre maçons.

Mas, há muito mais para ver e, o que não falta são pequenas excursões pedestre por todos os caminhos da Lisboa simbólica, é só procurar na internet e escolher o que mais agradar. 

Grande Oriente de França

grande oriente franca

A Grande Loja Simbólica da Lusitania é uma Obediência Maçónica MISTA, que trabalha com as Cartas Patentes do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, a maior Obediência Maçónica francesa e a primeira da Corrente Maçónica Liberal e a Adogmática, em todo o mundo.

Saber Mais