ptenfrdeitrues

Grande Loja Simbólica Lusitânia - Maçonaria feminina,

Convent do Grande Oriente da Suíça, em Geneve.

Maçonaria, Grande Loja Simbólica da Lusitania, Rito Memphis Misraim, Maçonaria Mista.jpg

11/Novembro/2017

A Grande Loja Simbólica da Lusitânia marcou presença no Convent do Grande Oriente da Suíça, em Geneve.

Conjuntamente com outras Potências Maçónicas suíças e estrangeiras, a Grande Loja Simbólica da Lusitânia teve a honra de participar nos trabalhos deste Grande Oriente, obediência maçónica cuja origem remonta ao ano de 1959.

O Grande Oriente da Suiça é membro fundador do Centro de Ligação e de Informação das Potências Maçónicas Signatárias do Apelo de Estrasburgo - CLIPSAS, membro da Aliança Maçónica Europeia - AME, e do COMALACE - Contribution des Obédiences Maçonniques Libérales et Adogmatiques à la Construction Européenne,contribuíndo ativamente para a disseminação internacional dos valores maçónicos.

Grande Loja Simbólica da Lusitania admitida na AME - Alliance Maçonnique Européenne

 

AME.jpg
 
No passado dia 25 de setembro de 2016 e.`.v.`., na reunião da Aliança Maçónica Europeia, que teve lugar em Bruxelas, foi aprovada a candidatura a que a Grande Loja Simbólica da Lusitânia se tinha proposto.
 
Além da Grande Loja Simbólica da Lusitania, fazem parte como membros Fundadores, a Grande Loja Simbólica de Portugal e o Grande Oriente Lusitano. A Grande Loja Feminina de Portugal, foi admitida no mesmo dia, da Grande Loja Simbólica da Lusitania.
 
A Aliança Maçónica Europeia, é constituída pelas Principais Obediências Europeias tais como o Grande Oriente de França, o Grande Oriente da Suíça, a Grande Loja de França, Grande Loja de Italia, Grande Loja Simbólica de Espanha, entre outras.
 

Maçonaria Mista Portuguesa

 GRANDE LOJA SIMBÓLICA DA LUSITÂNIA

GLSL

A Via Mista do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm, nasceu em maio de 2009, com a criação da primeira Loja MISTA do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm, em Portugal, a LOJA ISIS, a Or.´. de Lisboa.

Ao longo dos anos, com o desenvolvimento da Via Mista do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm, nasceram Lojas Maçónicas em Lisboa, Faro, Porto e Covilhã.

A GRANDE LOJA SIMBÓLICA DA LUSITÂNIA foi consagrada no dia 26 de junho de 2016 (e.v.) a Or\ de Oeiras.

Estiveram presentes as principais Obediências Maçónicas Europeias, nomeadamente GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, GRANDE LOJA TRADICIONAL E SIMBÓLICA OPÉRA, GRANDE LOJA DE ITÁLIA, GRANDE LOJA SIMBÓLICA ESPANHOLA, GRANDE ORIENTE DA CATALUNHA, GRANDE ORIENTE DA SUIÇA, GRANDE ORIENTE DO LUXEMBURGO, GRANDE ORDEM EGÍPCIA DO GRANDE ORIENTE DE FRANÇA e o Presidente do CLIPSAS (a maior Organização Maçónica Mundial com mais de 90 Obediências Maçónicas Liberais).

A GRANDE LOJA SIMBÓLICA DA LUSITÂNIA, trabalha com as Cartas Patentes do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA na Maçonaria Simbólica (os três primeiros Graus) e da GRANDE ORDEM EGÍPCIA DO GRANDE ORIENTE DE FRANÇA para  a Maçonaria Filosófica, os ALTOS GRAUS MAÇÓNICOS do 4º ao 33º Grau do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm.

As Cartas Patentes foram entregues na Cerimónia de Consagração da GRANDE LOJA SIMBÓLICA DA LUSITÂNIA, pelos Altos Representantes do Grão-Mestre do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, Daniel KELLER à Grã-Mestre da GRANDE LOJA SIMBÓLICA DA LUSITÂNIA, Isabel Viana.

Com a criação da primeira GRANDE LOJA MISTA do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm, em Portugal, a Maçonaria portuguesa fez história, mais uma vez.

Alicerçado em Rituais Esotéricos do Antigo Egipto, o Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm, une e reúne mulheres e homens que se interessam pela Maçonaria, num espaço espiritual e intelectual, com elevada carga esotérica. A Política e Religião são temas que não podem ser trabalhados nas Lojas deste RITO.

O Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm está ancorado nos mistérios do Antigo Egipto, faz-nos sonhar e a Iniciação permite-nos regressar às origens desta antiga civilização e aos seus ensinamentos.

Orgulhamo-nos da seriedade, da integridade, do grande rigor ritualístico e do profundo conteúdo Esotérico e Espiritual que nos caracteriza daí os nossos membros serem criteriosamente selecionados.

O Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm, NÃO RECRUTA INTENSAMENTE.

Para questões ou contactos clique em QUESTÕES E CONTACTOS.

GARANTIMOS TOTAL SIGILO E CONFIDENCIALIDADE.

Os três (de)Graus

maçonaria memphis misraim Grande Loja Simbólica da Lusitania dm.jpg

Os três (de)Graus

Maçonaria Azul ou Maçonaria Simbólica são expressões comummente utilizadas para designar a estrutura maçónica – Loja – que trabalha os três primeiros Graus Maçónicos.

Estes três graus correspondem aos graus de Aprendiz Maçom, de Companheiro Maçom e de Mestre Maçom, universalmente instituídos em todas as Obediências Maçónicas regulares.

A Maçonaria Azul estuda, essencialmente, a simbologia e a moral, abrindo caminho ao pensamento lógico. A metodologia utilizada privilegia a investigação, a reflexão e o trabalho. Neste percurso, o local onde os maçons se reúnem – Templo – desempenha, entre outras, a função de incentivar a evolução dos Maçons que acolhe.

No Templo, o estímulo visual é muito intenso. A sua ornamentação, cuidada e rigorosa, estimula a progressão de um grau para o seguinte. Pretende-se que o Aprendiz se aplique em ser Companheiro e que o Companheiro se empenhe em ser Mestre.

Com este objectivo, cada um dos graus - Aprendiz, Companheiro e Mestre - está representado em Templo por um degrau de uma escadaria que permite ver, contar e subir… 1, 2, 3… degraus.

Subindo, (de)grau a (de)grau, o Maçom aprimora-se, cresce e floresce, assumindo perante a Humanidade o compromisso perpetuo de defender e promover a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.

S.´. R.’.

Tr.´. SAQQARA - O primeiro Tr.´. Feminino a trabalhar o Rito Memphis Misraim, em Portugal

 

A 10 de Setembro de 2016 foi consagrado o primeiro Triangulo Maçónico da VIA FEMININA do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim, em Portugal. 

O Triangulo Maçónico SAQQARA, a Oriente do Porto, foi consagrado para trabalhar unicamente a VIA FEMININA.

 

A criação da VIA FEMININA consiste assim num marco Histórico para a Maçonaria em Portugal e para o Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim que se encontra representado pelas TRÊS VIAS da Maçonaria em Portugal:

VIA MASCULINA: GRANDE LOJA SIMBÓLICA DE PORTUGAL 

VIA MISTA: GRANDE LOJA SIMBÓLICA DA LUSITANIA

VIA FEMININA: Tr.´. SAQQARA

O Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim, em Portugal, é legitimado pelas Cartas Patentes da Maçonaria Simbólica e Filosófica do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA.

 

VIA FEMININA RITO MEMPHIS MISRAIM

 

 

Uma Grande Loja

 

Maçonaria Memphis Misraim. Grande Loja Simbólica da Lusitania .jpg

Uma Grande Loja.’.

Nós reunimo-nos e trabalhamos num local Poderoso e Amplo com o fim de nos conhecermos melhor “conhece-te a ti mesmo”, procurando com Sabedoria, Força e Beleza transmitir os conceitos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade Unus Pro Ominibus, Omnes Pro Uno.

Investigamos e tentamos explicar a Simbologia que nos rodeia, trabalhando a “Pedra” no sentido de aperfeiçoar permanentemente o nosso ”trabalho”.

Intervimos na sociedade com Ética, Rigor na conduta, Respeito pela diversidade e com Responsabilização e Sustentabilidade, procuramos cultivar o Bem, o Verdadeiro e o Agradável sendo solidários para com todos.

“A Arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a Luz.” 

(Le Corbusier)

O número 3 é magnífico.

Cruzeiro do Sul.'.
Ap.'.M.´.

 

Grande Oriente de França

grande oriente franca

A Grande Loja Simbólica da Lusitania é uma Obediência Maçónica MISTA, que trabalha com as Cartas Patentes do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, a maior Obediência Maçónica francesa e a primeira da Corrente Maçónica Liberal e a Adogmática, em todo o mundo.

Saber Mais