ptenfrdeites

Google translate

O Código Maçónico

ver maisEnviar mensagens sem que o transportador soubesse o que diziam foi, em alguns casos, um assunto de Estado. Se muitos o perceberam, somente com Júlio César (100-44 a.C.) se criou o primeiro código de substituição de que há memória. Substituía-se a letra pretendida por aquela que lhe fica três posições à frente e em vez de “SABEDORIA”, teríamos “VDEGRULD”. Simples demais, neste caso, e não foi preciso muito para decifrar este segredo.

Ao longo dos tempos, outros sistemas surgiram, mais elaborados e complexos, utilizados intensamente como medida de segurança, em ambiente político e militar, ou simplesmente em contexto lúdico.

A Maçonaria também tem o seu código. Aproveitou uma invenção de Heinrich Cornelius Agrippa von Nettelsheim...

Qual é o Objectivo da Maçonaria?

ver mais

Sempre que me perguntarem:

“Tu és assim só por seres maçom?” eu irei sempre responder “Não, eu não sou assim por ser maçom. Eu sou maçom exactamente por ser assim”.

Quando olhamos para as pessoas à nossa volta, vemos apenas uma parte delas. Jamais as vemos no seu todo. Contudo, há as que tentam marcar a diferença e há as que, efectivamente, o conseguem fazer e é nestas em que me irei focar.

Quem nunca ajudou alguém por caridade? Quem nunca atendeu a um pedido de auxílio?

A Maçonaria para Jovens

ver mais

 

A Maçonaria conta cada vez com mais jovens, mas continua a haver uma propensão à entrada de faixas etárias mais velhas.

E qual será o motivo?

Será que os jovens olham para esta Ordem desconfiados da sua “real” intenção, influenciados pela (des)informação divulgada pelos media e que assenta na ideia distorcida de que os maçons se fazem valer das suas posições sociais e profissionais para favorecer outros membros e a própria organização? Será que os valores igualdade, liberdade e...