R∴L∴ ERANOS, Nº012, OR∴ LISBOA

Logo_Eranos.jpgNo passado dia 7 de setembro de 2020, um grupo de homens e mulheres livres e de bons costumes, membros efetivos da G.´.L.´.S.´.L.´, reuniu-se pra o levantamento de colunas da R:.´. Loja “ERANOS”, a oriente de lisboa, que trabalhará segundo as regras do Rito Escocês Antigo e Aceite.

O título da Loja “ERANOS” remonta à designação conferida a um encontro de pensadores dedicados aos estudos da espiritualidade que ocorreu regularmente próximo a Ascona, na Suíça, a partir de 1933. O nome ERANOS corresponde à derivação da palavra grega que significa um banquete onde não existe um anfitrião a prover os convidados, mas onde todos contribuem com sua comida.

Emerge este título distintivo da egrégora criada nos anos 30 do século XX, através do Círculo de ERANOS, que pretendeu ultrapassar a cristalização imposta pelas conceções positivistas e racionalistas da época, através da agregação de forma interdisciplinar de autores de diversas áreas do saber humano -Henry Corbin, Eliade Mircea, Gilbert Durant, Joseph Campbell, Carl Jung, Henrich Zimmer - vocacionado para o estudo e análise comparativa-construtiva do simbólico nas suas várias vertentes, antropológica, filosófica, histórica, literária e religiosa.

As discussões do “Círculo de Eranos” perduram até à atualidade e são marcadas pela luta contra o excesso de racionalismo como forma de compensar a unilateralidade e as limitações impostas pela razão.

Considerando o clima político e as ferramentas limitadas disponíveis na época, é fácil imaginar os desafios enfrentados pelos organizadores das primeiras Conferências ERANOS. Apesar dos obstáculos, o círculo de ERANOS conseguiu estabelecer-se como pioneiro no diálogo interdisciplinar. As suas contribuições para a história cultural do século XX são amplamente reconhecidas pelos principais pensadores de todo o mundo e permanecem atuais. Foi baseado nos ensinamentos e interdisciplinaridade do Círculo de Eranos, que foi proposto o título distintivo “ERANOS”.

O nosso propósito é o de procurar a construção de um banquete espiritual, mediante o aprofundamento do símbolo e do imaginário humano, do diálogo mito razão, da integração dos contrários e da construção de uma identidade na diferença.

Este título reflete a liberdade de pensamento, própria de II.´. livres e de bons costumes que aceitando a sua diferença de conhecimento pretendem crescer no amor fraternal, em tolerância, no respeito pela liberdade, mantendo-se sempre na busca incessante da verdade. O nosso objetivo é tentar restabelecer a egrégora criada pelo Círculo de ERANOS reconhecendo o valor único do papel do pensamento e da sua liberdade no desenvolvimento do conhecimento autêntico.

Porque aqui em Eranos nunca tivemos o cuidado de ser conformes a um modelo previamente dado, o cuidado de uma ortodoxia qualquer, porque o nosso único cuidado foi o de ir ao íntimo de nós próprios, até ao fundo desta verdade que, nós o sabemos, só se entreabre em função do nosso esforço, da nossa probidade e da capacidade do nosso coração, e, portanto, por esta liberdade e por esta espontaneidade, nós somos todos, em conjunto ou não, certamente, em uníssono, uma polifonia de vozes individualmente diferenciadas. (Henry Corbin, proferido numa das sessões do Círculo de ERANOS realizada em 1962).


 

Para questões ou contactos clique aqui.

GARANTIMOS TOTAL SIGILO E CONFIDENCIALIDADE.