O Rito Escoçês Antigo e Aceite na Grande Loja Simbólica da Lusitania - Maçonaria Mista Portuguesa.

Rito Escoçês Antigo e Aceite, Grande Loja Simbólica da Lusitania, Maçonaria.png 

Teve lugar em Paris, no passado dia 14 de novembro 2019, no palácio do Grande Oriente de França, a cerimónia oficial de entrega da Carta-Patente do Rito Escocês Antigo e Aceite à Grande Loja Simbólica da Lusitânia. 

A Grã- Mestre da Grande Loja Simbolica da Lusitânia, Isabel Viana, recebeu do Grão- Mestre do Grande Oriente de França, Jean Phlippe Hubsch, a referida Carta- Patente tendo este momento sido testemunhado pelos membros do Conselho da Ordem do Grande Oriente de França e da Grande Loja Simbólica da Lusitania. Anunciou que já está previsto o Levantamento de Colunas de quatro Lojas do Rito Escoçês Antigo e Aceite até janeiro 2020: duas em Lisboa, uma em Coimbra e uma em Faro.

A cerimónia decorreu num ambiente de grande fraternidade, amizade e confiança.

 

Rito Escoçês Antigo e Aceite, Grande Loja Simbólica da Lusitania , Grande Oriente de França .jpg

A Grande Loja Simbólica da Lusitania marca a assim a historia da Maçonaria portuguesa sendo a primeira Obediência portuguesa a praticar o Rito Escoçês Antigo e Aceite com as Cartas patentes do Grande Oriente de França na Via Maçónica Mista onde homens e mulheres podem trabalhar juntos em Lojas Maçónicas.

A Grande Loja Simbólica da Lusitania foi pioneira na introdução de novos Ritos Maçónicos na Maçonaria Mista Portuguesa, nomeadamente o Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim e o Rito de Emulação, sempre com o apoio do Grande Oriente de França (maior Obediência Liberal do Mundo).

A Grande Loja Simbólica da Lusitania pratica uma Maçonaria tradicional, espiritual e iniciática.

Pauta-se por uma grande discrição nas suas actividades maçónicas e tem uma postura positiva e de união na Maçonaria Portuguesa.