Primeira Loja Feminina do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim em Portugal

 
"Foi perante um egrégora forte e consolidada por vários anos de partilha maçónica que se procedeu ao Lev.'. de CCol.'. da Resp.'. Lj.'. Philae, nº006 a operar a Or.'. Oeiras no dia 5 de Fevereiro de 2020 (e.v.). 
 
Estiveram presentes não só a Resp.'. Grã-Mestre Isabel Viana e o Colégio de Oficiais da Grande Loja Simbólica da Lusitânia, mas também representantes de LLj.'. dos 3 ritos maçónicos praticados actualmente nesta Grande Loja, o Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim, Rito Escocês Antigo e Aceite e Rito de York - Emulation Style. 
 
Contámos ainda com representantes de outras Obediencias Maçonicas para assistir a este momento único na Maçonaria Portuguesa: a criação da primeira Loja Feminina a trabalhar o Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim no nosso país.
 
É com este passo que a via feminina adquire novo fôlego para trabalhar a riqueza espiritual e de rigor que o R.'.A.'.P.'.P.'.M.'. imprime nos seus rituais de Loja, sendo apanágio trabalhar a via com uma lógica e energia femininas mas não feministas e exclusivas.
 
Apesar dessa perfeita harmonia com as vias Mista e Masculina da Maçonaria Simbólica, como é próprio das Lojas Maçonicas femininas, a Resp.'. Loja Philae só poderá abrir portas aos Irmãos em Cerimónias Solsticiais e de Aniversário.
 
Com este Lev.'. CCol.'., a Grande Loja Simbólica da Lusitânia destaca-se novamente pela sua capacidade de ir mais além e pela sua abertura adogmática, e em prol do livre pensamento, àquilo que são os princípios basilares da Maçonaria Liberal Europeia, fazendo história na Maçonaria Feminina sob os poderes regularmente conferidos pelas Cartas Patente do Grande Oriente de França"