A GRANDE LOJA SIMBÓLICA DA LUSITÂNIA

Maçonaria Mista Portuguesa

Logo_Grande_Loja_Simbolica_da_Lusitania.png

 

 

O mês de novembro de 2009 (e.'.v.'.), marca o nascimento da VIA MISTA do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm, com a criação da primeira Loja Mista deste rito em Portugal, a Loja Ísis, a Or∴ de Lisboa. Ao longo dos anos e com uma forte adesão, o desenvolvimento da Via Mista do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm, agilizou o levantamento de colunas de outras Lojas Maçónicas em Lisboa, Faro, Porto e Covilhã, potenciando assim o nascimento da GRANDE LOJA SIMBÓLICA DA LUSITÂNIA, consagrada a 26 de junho de 2016 (e.'.v.'.) a Or∴ de Oeiras. Uma data de grande importância e um marco histórico na maçonaria portuguesa, ao ser criada a primeira GRANDE LOJA MISTA do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm, em Portugal. 

Estiveram presentes as principais Obediências Maçónicas Europeias, nomeadamente: Grande Oriente de França, Grande Loja Tradicional e Simbólica Opéra, Grande Loja de Itália, Grande Loja Simbólica Espanhola, Grande Oriente da Catalunha, Grande Oriente da Suíça, Grande Oriente do Luxemburgo, Grande Ordem Egípcia do Grande Oriente de França e o Presidente do CLIPSAS (a maior Organização Maçónica Mundial com mais de 90 Obediências Maçónicas Liberais). A GRANDE LOJA SIMBÓLICA DA LUSITÂNIA, trabalha com as Cartas Patentes do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm do Grande Oriente de França na Maçonaria Simbólica (os três primeiros Graus) e da Grande Ordem Egípcia do Grande Oriente de França para a Maçonaria Filosófica (altos graus maçónicos do 4º ao 33º grau), entregues na Cerimónia de Consagração, pelas mãos dos Altos Representantes do Grão-Mestre do G.’.O.’.F.’., Daniel Keller, à Grã-Mestre da Grande Loja Simbólica da Lusitânia, Isabel Viana.

O Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm está alicerçado nos mistérios e Rituais Esotéricos do Antigo Egipto. Une e reúne mulheres e homens que se interessam pela Maçonaria, num espaço espiritual e intelectual, de elevada carga esotérica, fazendo-nos sonhar e regressar às origens desta antiga civilização e aos seus ensinamentos. Actualmente, contamos com dez lojas espalhadas do norte ao sul do país, a trabalhar o Rito Antigo e Primitivo Memphis-Misraïm, sob a luz da Grande Loja Simbólica da Lusitânia.

Com o crescimento exponencial da G.’.L.’.S.’.L.’., manifestou-se a vontade explorar novos horizontes e, a 25 de Agosto de 2018 (e.'.v.'.), no decorrer do Convent Anual do Grande Oriente de França, em Paris, foram entregues à Grã-Mestre da Grande Loja Simbólica da Lusitânia, Isabel Viana, as cartas patente para o Rito Inglês - Style Emulation para os grau simbólicos e, para os Altos Graus, o Rito de York, tornando-se a única Obediência Mista Portuguesa a trabalhar ritos tradicionalmente praticados por Obediências Maçónicas masculinas regulares com ligações institucionais à Grande Loja Unida de Inglaterra. Presentemente, a Grande Loja Simbólica da Lusitânia conta com a Loja Olíssipo, a Or.’. Oeiras, na prática deste ritos.

A 14 de novembro 2019 (e.'.v.'.), a G.’.L.’.S.’.L.’. volta a fazer história com a entrega da Carta Patente do Rito Escocês Antigo e Aceite à Grã-Mestre da Grande Loja Simbólica da Lusitânia, Isabel Viana, pelas mãos do Grão-Mestre do Grande Oriente de França, Jean-Phlippe Hubsch, numa cerimónia oficial e testemunhada pelos membros do Conselho da Ordem do Grande Oriente de França e da Grande Loja Simbólica da Lusitânia.  Um marco pioneiro na história da Maçonaria Portuguesa sendo a primeira Obediência a praticar o Rito Escocês Antigo e Aceite com as Cartas patentes do Grande Oriente de França na Via MISTA onde homens e mulheres podem trabalhar juntos e em harmonia nas Lojas Maçónicas. A G.’.L.’.S.’.L.’. passou a poder operar um Rito estritamente masculino, até recentemente. Uma velha ambição, de quase um século, em que homens e mulheres integram os trabalhos da maçonaria portuguesa em Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Contamos, actualmente, com seis lojas a praticar o Rito Escocês Antigo e aceite, sendo que quatro a Or.’. Lisboa, uma a Or.’. Coimbra e uma a Or.’. Faro.

 

A GRANDE LOJA SIMBÓLICA DA LUSITÂNIA foi, portanto, pioneira na introdução de novos Ritos Maçónicos na Maçonaria Mista Portuguesa, nomeadamente o Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm, o Rito Inglês - Emulação e o Rito Escocês Antigo e Aceite, sempre com o apoio e a confiança do Grande Oriente de França (a maior Obediência Liberal do Mundo). A Grande Loja Simbólica da Lusitânia pratica uma Maçonaria tradicional, espiritual e iniciática. Orgulhamo-nos da integridade, do grande rigor ritualístico e do profundo conteúdo Espiritual que nos caracteriza, levando a que os nossos membros sejam criteriosamente selecionados. Pauta-se por uma grande discrição e seriedade nas suas actividades maçónicas, com uma postura visionária e de união fraternal na Maçonaria Portuguesa.

 

A Grande Loja Simbólica da Lusitânia, NÃO RECRUTA INTENSAMENTE.

Para questões ou contactos clique em QUESTÕES E CONTACTOS .

GARANTIMOS TOTAL SIGILO E CONFIDENCIALIDADE.