Google translate

Qual é o Objectivo da Maçonaria?

Masonicstone.jpg

Sempre que me perguntarem:

“Tu és assim só por seres maçom?” eu irei sempre responder “Não, eu não sou assim por ser maçom. Eu sou maçom exactamente por ser assim”.

Quando olhamos para as pessoas à nossa volta, vemos apenas uma parte delas. Jamais as vemos no seu todo. Contudo, há as que tentam marcar a diferença e há as que, efectivamente, o conseguem fazer e é nestas em que me irei focar.

Quem nunca ajudou alguém por caridade? Quem nunca atendeu a um pedido de auxílio?

Mas quantos, por mera propensão natural, dão a sua mão sem que nada lhes tenha sido pedido? E mais… sem nunca esperarem nada em troca.

É a estes últimos que a Maçonaria ajuda a reforçarem o seu carácter e a melhorar a sua moral, assim como a aumentar os seus horizontes culturais e espirituais. Sendo a Maçonaria uma instituição de carácter filosófico, filantrópico e progressista, que se rege pelos princípios da liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças ou nações, pela igualdade de direitos e obrigações dos seres sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade; pela fraternidade de todos os Homens e, como consequência, a fraternidade entre todas as nações e a construção de uma sociedade mais livre e justa. Assim, a Maçonaria busca pela investigação da verdade, pelo exame da moral e pela prática das virtudes.

Recorrendo ao velho ditado “se vires alguém com fome, não lhe dês o peixe. Dá-lhe a cana e ensina-o a pescar”, a Maçonaria recorre aos ritos e rituais e, sobretudo, aos simbolismos para que cada maçom, fazendo o seu próprio caminho e ao seu próprio ritmo, possa retirar as suas próprias aprendizagens no caminho percorrido.

Então porque a Maçonaria o faz de forma tão discreta? Exactamente para que jamais possam ser confundidas e desvirtuadas as propensões humanas. Mas também, talvez para os mais inquietos, mostrar o poder e a importância do silêncio e do recato, a fim de exponenciar todos os seus restantes sentidos.

Em suma, aqueles que caminham no sentido de serem Homens bons, a Maçonaria ajudá-los-á a serem Homens ainda melhores!

 

P.'. O.'. 

R.’. L.’. Ars Augusta

Janeiro 2023