Google translate

15 anos da Instalação do Rito Antigo e Primitivo Memphis-Misraïm em Portugal

logo_grande_ordrem_egipcia.jpg

 

O dia 3 de maio de 2008 demarcou uma mudança histórica e a Maçonaria Portuguesa nunca mais foi a mesma.

A introdução do Rito Antigo e Primitivo Memphis-Misraïm no nosso país, trouxe consigo uma vertente mais espiritualista e esotérica, essência que tornou a Maçonaria Portuguesa ficou mais rica.

A nossa evolução e crescimento foi constante. 

Um ano depois, iniciou-se um novo ciclo da Maçonaria Portuguesa: defendendo com coragem e determinação a iniciação da Mulher no Rito Antigo e Primitivo Memphis-Misraïm, foi possivel dar origem à introdução da Via Mista em Portugal.

Nasceu a Grande Loja Simbólica de Portugal e a Grande Loja Simbólica da Lusitânia – Maçonaria Mista Portuguesa, como as Obediências Maçónicas emergentes na Maçonaria em Portugal.

Fizemos o primeiro Salão do Livro Maçónico em Portugal em 2017

Organizámos a União Maçónica do Mediterrâneo em 2019.

Organizámos a Assembleia Geral Extraordinária da Aliança Maçónica Europeia em 2019

Organizámos a 60º Assembleia Geral do CLIPSAS em 2022.

Ocupamos actualmente um lugar na Direção da Aliança Maçónica Europeia

Criámos a Jurisdição dos Altos Graus do Rito Antigo e Primitivo Memphis – Grande Ordem Egipcia

Instalámos o Rito de Emulação pela primeira vez na Maçonaria Liberal

Criámos em Portugal, a primeira Jurisdição Mista dos Altos Graus do Rito Escocês Antigo e Aceite - Supremo Conselho Misto de Portugal com a Grande Patente do Grande Colégio dos Ritos Escoceses do Grande Oriente de França, fazendo história da Maçonaria Portuguesa.

Mas o passado projeta-nos para o futuro e no próximo mês de junho vamos organizar novamente a Assembleia Geral da Aliança Maçónica Europeia em Lisboa.

Tudo isto marcou a Maçonaria Portuguesa, o que nos enche de orgulho e de pertença, mas o que mais importa é a nossa capacidade de transmissão do Conhecimento, dos nossos Valores e Princípios possibilitando a evolução espiritual de todos nós independentemente do Rito que pratiquemos, seja o Rito Antigo e Primitivo Memphis-Misraïm, o Rito Escocês Antigo e Aceite ou o Rito de Emulação.

Mas o que importa mesmo é o nosso processo alquímico de transformação em melhores Seres, de nos conhecermos interiormente e possibilitar a construção do nosso Templo Interior em Paz e Harmonia.

Sejamos mil e duzentos, dois mil e quatrocentos, quatro mil e oitocentos ou cinquenta e quatro mil como os nossos MM:.QQ:.II:. do Grande Oriente de França, o primordial é mantermos esta verdadeira Egrégora, numa identificação plena da nossa Irmandade e dos nossos Valores.

A todos os que nos acompanham desde os primórdios, até aos que chegaram recentemente:

Que Espirito do Rito vos acompanhe...”

Unus pro omnibus omnes pro uno.