Google translate

Maçonaria Mista Portuguesa envia 50 portáteis para a Ucrânia

Ajuda portuguesa para a Ucrânia com a oferta de 50 computadores portáteis para as crianças ucranianas que se encontram perto da zona de guerra na região de Kharkiv, sem a possibilidade de ir à escola nesta fase de grande dificuldade para a Ucrânia.

Esta ajuda portuguesa foi realizada através da Associação paramaçónica Romã Azul ligada à Grande Loja Simbólica da Lusitânia – Maçonaria Mista Portuguesa, com profundas ligações institucionais com o Grande Oriente de França que é a maior Obediência Maçónica do mundo da Maçonaria Liberal.

COMUNICADO

logo_loja_lusitania.png

 

Comunicado Relativo às afirmações da Igreja Católica no que concerne à Maçonaria

 

Oeiras, 16 de Novembro de 2023

 

É público que, em resposta a solicitações de um bispo Filipino, em 13 de Novembro de 2023, o “Discatério para a Doutrina da Fé” reafirma, com aprovação de S.S., o Papa Francisco, que os católicos continuam proibidos de se filiar na Maçonaria, devido à irreconciliabilidade entre a doutrina católica e a maçonaria.

Estas afirmações estão em linha com a Declaração da Congregação para a Doutrina da Fé de 1983 e com as diretrizes publicadas pela Conferência Episcopal em 2003.

No entanto é também conhecido que a “Declaração de 1983” foi publicada às vésperas da entrada em vigor, do novo Código de Direito Canónico, promulgado por S.S., o Papa João Paulo II, no qual estava ausente a condenação explícita da maçonaria e da excomunhão para seus afiliados, presentes no texto antigo de 1917.

Sobre este assunto, a Grande Loja Simbólica da Lusitânia não considera nem reconhece a existência de qualquer incompatibilidade ou incongruência entre o trabalho maçónico dos seus membros e a fé ou prática religiosa, que cada um entenda ter, exortando ao empenho e dedicação com que ambos, trabalhos e práticas, devem ser exercidos.

Reconhecida por todas as principais Potências Europeias Adogmáticas e membro do CLIPSAS, acredita num Princípio Superior, que designa “Grande Arquitecto do Universo”, pautando o seu método no aprofundamento do conhecimento e no contínuo trabalho do aprimoramento do carater e da elevação espiritual, nos estritos princípios da ética e da moral.

Consequentemente, lamentamos profundamente esta tomada de posição da Igreja Católica em relação à Maçonaria, parecendo esquecer todo o trabalho, a bem da Humanidade, que a Maçonaria, no seu geral, tem desenvolvido.

Vamos ainda mais longe e apelamos ao sentido ecuménico, lato sensu, do Papa Francisco, para que, em tolerância e fraternidade, possa reconhecer a Maçonaria, quando assente num Princípio Superior, quando assente nos ensinamentos intemporais dos antigos livros de sabedoria, quando assente em rigorosos códigos éticos e morais, no seu contínuo trabalho a “bem da Humanidade”, pois é esta a direção seguida pela Grande Loja Simbólica da Lusitânia.

Grã – Mestre