No dia 27 de janeiro de 2024 assistimos ao levantamento de colunas da R:. L:. Hipátia de Alexandria, Maçonaria da via mista que pratica o Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim, a Or:. De Oeiras.
Criada no registo de crescimento da Grande Loja Simbólica da Lusitânia, primeira Obediência a trabalhar a via mista em Portugal, esta R:. L:.. pretende ser um espaço de saudável discussão e de partilha, permitindo o crescimento sustentado de homens e mulheres que pretendam trabalhar no seu aperfeiçoamento moral, intelectual e espiritual.
Hipátia de Alexandria, notável personalidade da antiguidade, viveu no Egipto, aproximadamente, entre 351/370-412 d.C., e do que se conhece, sabemos que dedicou a sua vida ao conhecimento, procurando respostas para o desconhecido.
Possuidora de grande disciplina seguia o ideal de “corpo são, mente sã”, dedicou-se ao estudo da filosofia e de ciências como a matemática, astronomia, entre outras. Foi a primeira mulher matemática e uma das mulheres mais influentes no Egipto no século V.
Também foi professora e as suas aulas eram abertas a quem quisesse aprender, independentemente das diferenças sociais ou de religião.
Tornou-se numa grande influência para os seus alunos, alguns deles vindo a ocupar lugares de destaque na sociedade, como Sinésio de Cirene, notável filósofo e bispo e Orestes, perfeito do Império Romano do Oriente, de quem chegou a ser conselheira.
Obcecada pelo processo de demonstração lógica, quando lhe perguntavam por que jamais se casara, respondia que já era casada com a verdade.
Referida como “o espírito de Platão e o corpo de Afrodite Hipátia fez a diferença no seu tempo mas sofreu e morreu por conta do fanatismo e da ignorância.
Brutalmente assassinada no século V, após ter sido sujeita a severas humilhações e torturas, Hipátia de Alexandria renascerá cada vez que são exaltados os valores da Verdade, da Liberdade e da Igualdade.
Para mais informações: loja.hipatia.alexandria.019@grandelojasimbolicalusitania.pt