Celebrou-se este sábado, dia 29 de junho, em Lisboa, o Convent da Grande Loja Simbólica da Lusitânia. Presidido pela Grã-Mestre, reuniram-se Obreiros de todas as Lojas do norte ao sul do país, para comemorar o Solstício de Verão e encerrar o ano maçónico.
Estiveram presentes Obediências da maçonaria liberal, vindas de todo o mundo, com principal destaque para o Grande Oriente de França, que confere as cartas patentes que permitem à Grande Loja Simbólica da Lusitânia legitimidade para trabalhar em Portugal.
Marcaram presença o Grande Oriente da Bélgica, a Grande Loja de França, a Grande Loja Simbólica Espanhola, o Grande Oriente Latino-Americano, a Grande Loja Mista Soberana de França, a Grande Loja Mista Memphis-Misraim, a Grande Loja Mista Nacional e a Grande Loja Simbólica de Portugal. Igualmente, esteve presente a Grande Loja Feminina de Marrocos com a qual se assinou um Tratado de Amizade, que agora une estas duas Obediências com laços de reconhecimento e fraternidade.
Estiveram presentes as potências dignatárias das Jurisdições dos Altos Graus, nomeadamente o Primeiro Patriarca Grande Conservador da Grande Ordem Egípcia em Portugal e a Soberana Grande Comendadora do Supremo Misto Conselho Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceite em Portugal.
Num ato solene, que veio reiterar a confiança depositada na Grande Loja Simbólica da Lusitânia, o Conselheiro da Ordem do Grande Oriente de França, concedeu a Carta Patente do G:.O:.D:.F:. para a prática do RITO FRANCÊS na VIA MISTA.
A Grã-Mestre da Grande Loja Simbólica da Lusitânia agradeceu a atribuição deste Rito à nossa Obediência, garantindo a sua prática com rigor.
A mensagem final da Grã-Mestre, pautada pela gratidão de mais um ano maçónico bem sucedido pelo trabalho realizado, incentivou unidade e continuidade, num caminho não só conjunto mas também individual, para o próximo ano maçónico, em prol de uma sociedade mais justa e a bem da humanidade.