Vigie seus pensamentos; eles se tornam palavras.
Vigie suas palavras; elas se tornam ações.
Vigie suas ações; elas se tornam hábitos.
Vigie seus hábitos; eles formam seu caráter.
Vigie seu caráter; ele se torna seu destino.
― Frank Outlaw
L.C. Saint-Martin escreveu “O Mocho simboliza o mundo da escuridão, onde o Espírito deve caminhar gradualmente e sair para o reino da Luz, mais particularmente, representa o homem indiferente, de maus hábitos (o profano), que coloca uma venda para não ver o que por si só o tempo se encarrega de mostrar, com provas que o conduzirão no final à abertura total dos olhos”.
“De que servem tochas, candeeiros e velas, para quem de facto não quer ver! Lê e tira proveito, Vê e imita, Reflete e trabalha.” Manual de Aprendiz
A iniciação é a tomada de consciência da condição imortal do Homem, liberta-o dos grilhões do materialismo e desperta-o, pala Luz do conhecimento, para o caminho que se desvelou apos o seu renascimento. A Maçonaria é uma escola iniciática, de virtude e sabedoria, que perpetua o Conhecimento dos Antigos, dos Grandes Pensadores desde a mais remota antiguidade. O seu objetivo é promover a evolução da humanidade através do desenvolvimento das potencialidades de cada indivíduo. A Maçonaria dá-nos as ferramentas, desperta a consciência, aguça o pensamento e alarga horizontes, cabe a cada um de nós utilizar essas ferramentas para fazer o seu caminho para alcançar a Sabedoria. Não há Ser Livre sem Conhecimento, e o conhecimento só se alcança com estudo e trabalho.
Uma das mensagens que Helena Blavatsky nos transmite na sua “Voz do Silencio” é que para escutarmos a nossa “Voz interior” devemos disciplinar a personalidade, para enaltecer a essência da individualidade, desprovida de egoísmos, preconceitos, futilidades, mascaras. Quando a personalidade se integra na individualidade aí o Caminho Abre-se.
Disse.