Google translate

«Segredos do Egipto» recria rosto de Cleópatra

cleopatra2A egiptóloga Sally Ann Ashton, da Universidade de Cambridge, recriou as feições do rosto da rainha Cleópatra para a série de documentários «Segredos do Egipto», sobre a civilização do antigo Egipto.

A arqueóloga terá recorrido a imagens gravadas em artefactos antigos – como um anel que data do seu reinado, há cerca de dois mil anos –, e durante um ano compôs o rosto, usando o computador para obter o resultado em três dimensões.

O produto final desta pesquisa revela uma cara de etnia mista, salientando os traços egípcios característicos e a sua herança grega.

Este trabalho será conhecido no documentário «Cleópatra», integrado na série «Segredos do Egipto», será emitida no britânico Channel Five.

No ano passado foi realizado um estudo por especialistas de Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha, que sugeriu que tanto a rainha como o seu amante, Marco António, eram feios. A conclusão terá surgido após a análise de uma moeda de prata com dois mil anos, que salientava na rainha o queixo e o nariz pontiagudos e os lábios finos.

https://www.youtube.com/watch?v=YHrIDJctbrg