ptenfrdeites

Google translate

Prancha - À busca do significado do templo

Quando fui convidado a ingressar na Maçonaria, minha experiência prática com algo que considerava remotamente similar limitava-se à Ordem Rosacruz, de que sou membro desde 1977. Ser membro da Ordem Rosacruz é buscar crescimento individual na direcção de uma união mística com Deus. Para tanto estudam-se longos trabalhos e tratados, medita-se individualmente no recôndito do lar e nos momentos em que há disponibilidade para isso e fazem-se alguns exercícios voltados a nos lembrar constantemente da existência de um plano de realidade além deste imediato que condiciona e sustenta este plano de realidade em que vivemos. Naturalmente existe um forte estímulo a que se busque a frequência a um dos organismos afiliados (Lojas, Capítulos e Pronaos)

Prancha - As raízes do anti-maçonismo

Introdução:

A Maçonaria foi e é perseguida pelos governos totalitários e diversas ordens religiosas. É acusada de subversão à ordem pública e culto ao demónio. O anti-maçonismo é antigo, singular e fantasioso e há muito é público.

Na História surgiram poderosos detractores da Ordem Maçónica, imbuídos de preconceitos dissimulados, aproveitando-se do nível de ignorância e crendices, como meio de gerar adeptos às suas inverdades. O método antigo, mas que infelizmente ainda existente.

Prancha - Alquimia e Maçonaria

Podemos afirmar que o maçom tem contanto com a Alquimia nos primeiros momentos em que, como candidato, tem contanto com a Ordem. A Câmara de Reflexões indiscutivelmente é um legado alquimista, a sua "decoração" com os elementos água, enxofre e sal, que acrescida do mercúrio são substâncias que constituem a Prima Matéria da Alquimia. A Alquimia é estudada sob três aspectos diversos, susceptíveis de interpretações distintas, e que são: o cósmico, o humano e o terrestre. Elas são representadas...