Google translate

Livro "Maçonaria e os Açores"

ver mais

O Centro de Conhecimento dos Açores da Direcção Regional da Cultura da Presidência do Governo promove dia 16 de Maio, em Ponta Delgada, a apresentação pública do livro “A Maçonaria Portuguesa e os Açores (1792-1935)”, da autoria de António Lopes.

 

A apresentação da obra, que decorrerá na Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada, a partir das 21 horas, vai estar a cargo de Carlos Enes.

 

O autor de “A Maçonaria Portuguesa e os Açores (1792-1935)” é director do Museu Maçónico Português, cargo que acumula desde 2003 com as funções de presidente da Associação Portuguesa de Arte Fotográfica, membro do Conselho Cultural da Associação Industrial Portuguesa e consultor do Instituto do Património.

 

Os Macons não querem tomar o poder

Ao fim de 10 anos, um dos chefes maçónicos de Portugal vai abandonar o cargo. Vai haver festa em Lisboa.

Chamam-lhe o “Patriarca”, em atenção, sem duvida, às suas barbas e cabelos brancos. Está na maçonaria desde antes do 25 de Abril e , para um “profano” (assim de designa que não é “Maçon”) só o nome do seu cargo revela todo um mundo desconhecido: Soberano Grande Comendador do Supremo Concelho do Grau 33 em Portugal! É uma espécie de máximo responsável da “Universalidade maçónica”, que é uma...

Em nome da Regularidade

A Grande Loja Legal de Portugal/GLRP reclama-se de representar e ser reconhecida pela chamada maçonaria regular em todo o mundo, maioritária no movimento maçónico universal, que reúne cinco a seis milhões de membros. Perto de metade estão nos Estados Unidos, a grande “potência maçónica”, onde foram Maçons 15 dos seus presidentes.

Este ramo da actual maçonaria portuguesa constituiu-se como uma dissidência do GOL, a “obediência “ maçónica tradicional em Portugal, tendo optado pelo nome de Regular...

Número de Maçons liberais duplicou na última década

O número de maçons está a crescer em Portugal?

Está a crescer muito sustentadamente. Pode dizer-se que nos últimos dez anos duplicou o número de membros do Grande Oriente Lusitano (GOL), a obediência liberal (admite membros ateus e agnósticos) que está a crescer mais, que já era a maior e mais antiga, e continua a crescer, num ritmo que anda à volta de 5% ao ano.

Quantos membros tem o Grande Oriente Lusitano?

Entre mil e dois mil. Há maçons regulares que estão a regressar ao GOL. Tem sido um...

Maçonaria quer integrar comemorações da República

Organização Maçónica GOL quer ter lugar na Comissão Consultiva

A Maçonaria está satisfeita com a comissão nacional que vai coordenar a organização das comemorações oficiais do centenário da instalação da República, em 2010. Contudo exige ter lugar n Comissão Consultiva desta comissão, ainda por nomear, que terá um poder de visto prévio nas iniciativas programadas pela Comissão nacional, a qual será presidida pelo banqueiro Artur Santos Silva, fundador do BPI.

“É uma excelente comissão que tem...