Google translate

Durão Barroso recebe Maçonaria

ver maisAntónio Reis integrou uma delegação de representantes da maçonaria europeia que foi hoje recebida pelo chefe do executivo europeu, o que acontece pela primeira vez.

Em declarações à Agência Lusa, no final da reunião, o grão-mestre do GOL sublinhou que "o encontro correu de maneira muito cordial e desfizeram-se alguns mal-entendidos" a propósito de um discurso proferido por José Manuel Durão Barroso, em Setembro último, durante um encontro ecuménico, na Roménia.

"Demos conta que existe, afinal de contas, uma grande consonância entre as nossas posições, nomeadamente na defesa da laicidade na Europa", referiu ainda o antigo deputado socialista.

Reis sublinhou também que encontrou em Durão Barroso "o apoio àqueles que são também os nossos...

Livro "Maçonaria e os Açores"

ver mais

O Centro de Conhecimento dos Açores da Direcção Regional da Cultura da Presidência do Governo promove dia 16 de Maio, em Ponta Delgada, a apresentação pública do livro “A Maçonaria Portuguesa e os Açores (1792-1935)”, da autoria de António Lopes.

 

A apresentação da obra, que decorrerá na Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada, a partir das 21 horas, vai estar a cargo de Carlos Enes.

 

O autor de “A Maçonaria Portuguesa e os Açores (1792-1935)” é director do Museu Maçónico...

Os Macons não querem tomar o poder

Ao fim de 10 anos, um dos chefes maçónicos de Portugal vai abandonar o cargo. Vai haver festa em Lisboa.

Chamam-lhe o “Patriarca”, em atenção, sem duvida, às suas barbas e cabelos brancos. Está na maçonaria desde antes do 25 de Abril e , para um “profano” (assim de designa que não é “Maçon”) só o nome do seu cargo revela todo um mundo desconhecido: Soberano Grande Comendador do Supremo Concelho do Grau 33 em Portugal! É uma espécie de máximo responsável da “Universalidade maçónica”, que é uma...

Em nome da Regularidade

A Grande Loja Legal de Portugal/GLRP reclama-se de representar e ser reconhecida pela chamada maçonaria regular em todo o mundo, maioritária no movimento maçónico universal, que reúne cinco a seis milhões de membros. Perto de metade estão nos Estados Unidos, a grande “potência maçónica”, onde foram Maçons 15 dos seus presidentes.

Este ramo da actual maçonaria portuguesa constituiu-se como uma dissidência do GOL, a “obediência “ maçónica tradicional em Portugal, tendo optado pelo nome de Regular...

Número de Maçons liberais duplicou na última década

O número de maçons está a crescer em Portugal?

Está a crescer muito sustentadamente. Pode dizer-se que nos últimos dez anos duplicou o número de membros do Grande Oriente Lusitano (GOL), a obediência liberal (admite membros ateus e agnósticos) que está a crescer mais, que já era a maior e mais antiga, e continua a crescer, num ritmo que anda à volta de 5% ao ano.

Quantos membros tem o Grande Oriente Lusitano?

Entre mil e dois mil. Há maçons regulares que estão a regressar ao GOL. Tem sido um...