Google translate

Eleições no GOL provocam zanga entre irmãos

O socialista António Reis, actual grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), e o tenente-coronel Filipe Frade disputam a liderança da mais influente corrente maçónica portuguesa. Previstas para este Sábado,7, as eleições do GOL realizam-se em ambiente de polémica interna. A loja 25 de Abril, apoiante de Reis e cuja figura principal é o coronel Vasco Lourenço, fez até um abaixo assinado a contestar violentamente a candidatura de Frade.

Segundo a SÁBADO apurou, numa das reuniões da Dieta – o parlamento maçónico – Vasco Lourenço abandonou mesmo a sala dizendo que não “podia estar debaixo do mesmo tecto” de Filipe Frade.

A actuação de Frade no GOL, onde lidera a corrente dos altos graus franceses, podará ser alvo de um processo disciplinar...

Eleições no GOL

António Reis recandidata-se a chefe da maior obediência maçónica portuguesa. Enfrenta Filipe Frade, coronel reformado. No sábado saber-se-á o resultado. Divide-os a gestão do valioso património imobiliário da instituição, cujo valor ascende a milhões de euros.

Eleições para grão- -mestre do GOL começam amanhã.

O Grande Oriente Lusitano (GOL) vai a votos. A partir de amanhã, os "irmãos" da maior obediência maçónica portuguesa começarão a colocar os seus votos nas urnas. Dia 7, sábado, os...

António Reis reeleito Grão-mestre do Grande Oriente Lusitano

ver maisO ex-dirigente socialista António Reis foi ontem reeleito, por um mandato de três anos, grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL) - Maçonaria Portuguesa, com 70 por cento dos votos.

 

António Reis bateu a candidatura para os órgãos da instituição do militar reformado Filipe Frade, que terá obtido perto de 30 por centos dos votos.

 

O coronel Filipe Frade e o historiador António Reis, que participaram ambos em actividades de oposição à ditadura de Salazar, são oriundos de diferentes ritos...

Centenário da Grande Loja de Itália

Centenário da Grande Loja de Itália

 

 

ver mais

 

 

Grande Loja de Itália comemorou em Roma, neste mês de Outubro, o seu primeiro centenário. António Reis, em representação do Grande Oriente Lusitano - Maçonaria Portuguesa, esteve presente.

 

As comemorações, que decorreram nos dias 10,11 e 12, revestiram-se de grande brilho e dividiram-se em duas iniciativas de grande relevo: o “1º Encontro de jovens franco-maçons da Grande Loja de Itália e de Outras Obediências”, que se realizou no dia 10; e...

Trindade Coelho

ver mais

 

Realizou-se ontem no Palácio Galveias, em Lisboa, uma conferência organizada pela Hemeroteca Municipal de Lisboa e a Biblioteca Municipal Central, subordinada ao tema: Trindade Coelho e a Maçonaria.

 

O conferencista convidado foi António Lopes, Director do Museu Maçónico do Grande Oriente Lusitano - Maçonaria Portuguesa.

 

Uma viagem pela História da Maçonaria portuguesa entre 1869, ano da sua reunificação, e 1908 ano da morte de Trindade Coelho e do início do mandato de Sebastião de...